Turquia

 A República da Turquia é um grande país de quase 800 mil km² localizado na Eurásia, no encontro da Europa com a Ásia.
A principal metrópole é Istambul, a capital, é Ancara.
Sua população é de 75 milhões de habitantes, a maioria muçulmanos (97%), embora seja um país laico, sem religião oficial.
Embora a maioria da população seja muçulmana, você vai perceber que a prática do Islamismo na Turquia é bastante peculiar.
Eles conseguiram adaptar a religião aos tempos modernos e as demais religiões são respeitadas. A burca, que cobre todo o corpo e o rosto das mulheres, foi proibida por lei, mesmo que não seja difícil encontrar algumas usando a vestimenta nas ruas. Normalmente elas são de outros países vizinhos. Já o “xador”, que é uma roupa totalmente preta, mas que deixa o rosto à mostra, é usada em alguns casos como tradição familiar. A maioria das mulheres do país vestem roupas modernas, mas o uso de lenço sobre a cabeça é comum.  A poligamia também é proibida, mulheres têm autonomia e bebidas alcoólicas são vendidas por todos os lados.
Os turcos são famosos por serem hospitaleiros e amigáveis.
 
O Verão (quando é inverno no Brasil) é muito quente e pouco chuvoso.
Já o inverno (quando é verão por aqui) é gelado e chuvoso, inclusive com neve em diversas regiões.
O país é muito grande, mas normalmente a melhor visita-lo entre abril e agosto, quando chove menos e faz calor ou entre setembro e outubro.
 
Lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro:  
 
ISTAMBUL  -  Destaque para seu charme comparável aos contos de “Mil e Uma Noites”.
É conhecida por ser o ponto onde o Oriente encontra o Ocidente. Localizada na divisão dos continentes europeu e asiático, a cidade tem influências de todas as principais culturas que passaram por lá. Romanos, turcos otomanos e gregos, todos deixaram as suas marcas na cidade, evidentes na arquitetura e nos costumes dos seus habitantes. Com alguns dos prédios mais famosos do mundo, a exemplo da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, Istambul tem uma mistura belíssima de lindos monumentos e natureza, já que se encontra às margens do rio Bósforo e do mar de Mármara.
Passeio encantador pelo  Estreito de Bósforo.
O Palácio Topkapi ocupa uma área enorme da península histórica da cidade.
Hagia Sophia é um lugar fenomenal, que carrega o peso da história conturbada de Istambul.
Mesquita Azul - pode ser vista de praticamente toda a cidade.
Cisternas Subterrâneas da Basílica
Hippodrome (Hipódromo)
Museu Arqueológico de Istambul
Kariye Müzesi (Igreja Chora, Chora Church)
Kumpapi - A área de Kumpapi é super charmosa, e conhecida pelo enorme número de restaurantes especializados em frutos do mar. Pertinho da costa do mar de Mármara, é um ótimo lugar onde se pode relaxar e aproveitar uma boa refeição.
Grand Bazaar- construído pelo Sultão Mehmet ll  no século XVl
Se você já assistiu algum filme que se passa em uma grande cidade de cultura árabe ou muçulmana, se sentirá parte de um deles ao entrar no Grand Bazaar. Com um labirinto enorme de corredores que parecem não ter fim, todos repletos de produtos dos mais variados, do chão ao teto, e muita gente, o mercado tem uma energia única.
Se prepare para ter que negar várias ofertas de compras de produtos, pois os vendedores lá não vão sossegar enquanto não conseguirem te vender algo. Você provavelmente irá perceber que há uma grande quantidade de produtos falsos de marcas famosas, como perfumes e bolsas, principalmente. Fica a seu critério arriscar comprar algo que não é original! Mas encontramos os famosos tapetes, cerâmicas, artesanatos, pachimas,  lenços , etc... tudo para ser comprado  com muita pechincha que faz parte da cultura deles.
Bazar das especiarias – Mescla de sabores, cores, aromas, delicias  a serem descobertas, frutas secas e  iguarias, temperos , chás , paraíso para gourmets e  chefs. Os  doces exóticos da culinária turca  são  uma delicia.
 
CAPADOCIA -  Museu  a céu aberto , sua paisagem é  única no  mundo .
 
Quando se fala em Capadócia, a primeira coisa que vem à cabeça provavelmente é o famoso passeio de balão. Mas há muitas outras coisas interessantes para se conhecer por lá, como igrejas em cavernas, cidades subterrâneas, vales e as exóticas chaminés-de-fadas.
Museu à Céu Aberto de GoremeEste museu é uma das principais atrações turísticas da Capadócia e é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ele possui um grande conjunto de igrejas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII. Elas são famosas pelos afrescos pintados nas paredes, muitos deles em bom estado de conservação.
Cidade subterrânea de KaymakliA região da Capadócia possui dezenas de cidades subterrâneas, muitas delas interligadas por túneis.  Ela possui oito andares abaixo do solo, porém a visitação só é permitida nos quatro primeiros níveis. As cidades subterrâneas foram construídas principalmente para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Eles chegavam a ficar semanas trancados dentro delas. Nesta de Kaymakli estima-se que seis mil pessoas chegaram a conviver ao mesmo tempo.
Passeio de balão imperdível
Os passeios de balão funcionam de manhã bem cedo, para que se possa estar nas nuvens quando o dia amanhece. Às 6:00hs , você já chega no ponto de encontro para o café da manhã. Por volta das 6:30hs , já se posicionam no ponto de partida do balão. Depois, é só esperar o balão encher, subir na cestinha e começar a subir! O tempo de duração lá em cima é de 45min ou 1h30min.
Entre Outubro-Março é a estação mais fria para Capadócia  às vezes, o tempo não é bom para voos de balão, então  são cancelados.
KONYA  A  PAMUKKALE  -
Visto à distância, o panorama lembra um monte  de algodão, daí o seu nome “Pamukkale” que traduzido significa “Castelo de Algodão” é uma “Obra da Natureza” constituída por várias nascentes de águas quentes e calcárias que, com os seus sedimentos formam piscinas. No mesmo planalto, a alguns metros das águas termais, situam-se as ruínas da necrópole de Hierapolis, famosa pela riqueza artística dos túmulos e sarcófagos.
 
Complexo de EFESO, IZMIR uma das cidades mais antigas do mundo.
.
BALNEARIO  DE  BODRUM –
Dominando uma paisagem montanhosa, Bodrum, denominado "a Branca" pelas suas charmosas casas de cal, abriga uma importante comunidade de artistas que conta com numerosas galerias de arte. O forte da cidade hospeda um museu arqueológico subaquático com uma charmosa aldeia de pescadores.
A localização é perfeita em uma pequena baía de mar cristalino, circundado por oliveiras e flores diversas e o silêncio da praia principal, Blue Beach.
É um dos balneários mais visitados da Europa.
Se você procura a paz é lá que ela mora, mais precisamente no Mandarin Oriental de Bodrum.